quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O que a embaixada americana tem a aprender com a internet?

Quer saber o que pensa a embaixada americana sobre José Dirceu e o "mensalão"? Então abra a revista Veja. Sim, você não leu errado. A desacreditada revista faz a cabeça dos funcionários responsáveis por alimentar bases de dados com perfis de pessoas, partidos e governos para o governo americano. É o que se pode compreender por uma leitura não mais que superficial do 3o. lote de documentos do Wikileaks para blogs do Brasil.

Foram 33 documentos ao todo (em breve aqui os links), que abordaram as diversas fases de construção dos escândalos contra o governo Lula: caso Waldomiro Diniz, as 3 CPIs do caso "mensalão", a queda de José Dirceu e Palloci e a reforma ministerial.

Neste lote de documentos, aparecem várias avaliações equivocadas, suponho que por causa das mesmas fontes. Ou seja, confiaram em veículos da velha mídia conservadora, em especial, a revista Veja e o Globo e deu no que deu. Entre os chutes, cito:

- A previsão, por mais de uma vez, da "inevitável" queda de Henrique Meirelles;
- A construção passo a passo do impeachment de Lula;
- A candidatura de Garotinho à presidente pelo PMDB em 2006;
- E várias outras, como chamar Michel Temer de crítico de Lula (tudo bem que ele não vá lá muito com o Lula, mas daí a ser crítico são outros quinhentos), sobrevalorizar o fogo amigo petista e afirmar que Abílio Diniz substituiria Patrus Ananias no Ministério do Desenvolvimento Social.

Não vou reproduzir aqui todo o blá-blá-blá sobre o mensalão. Nenhuma novidade. Nenhuma análise esclarecedora. Apenas reproduções de matérias jornalísticas destes órgãos. E o que mais me surpreendeu foi isso.

É preciso apresentar a internet aos embaixadores americanos. Talvez esta seja, de fato, a maior contribuição do Wikileaks à política internacional.

 José Dirceu

As análises sobre José Dirceu variam. No início, expressões como "não há provas contra ele" e "ele tem ambições presidenciais", mas depois as suspeitas aumentam e, no final, após a sua queda, uma desconfiança que o "maquiavélico e cínico" José Dirceu se voltasse contra o ex-chefe. A decepção generalizada com as previsões equivocadas de queda e abalo maior no governo como um todo poderia ser um editorial de qualquer Jornal Nacional.  

Os temas: José Dirceu e mensalão foram sugeridos por internautas ao Wikileaks, através do blog da Natália Vianna. Vários blogs estão publicando matérias sobre os documentos, como o Blog da Maria Frô e o Futepoca.
... 

Um comentário:

Anônimo disse...

eles estão com boas fontes, melhor não mudar...