quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cablegate



Passados quase dois meses do lançamento dos documentos das embaixadas americanas, o WikiLeaks vai começar uma nova estratégia de divulgação aqui no Brasil.

A partir de agora, vamos deixar o público escolher quais os temas que devem ser pesquisados no arquivo de documentos da embaixada americana e consulados – que serão depois publicados no site do WikiLeaks.

Basta responder (aqui ou no wikileaks) a esse post pedindo um tema, figura pública ou evento a ser pesquisado, que eu vou selecionar os documentos. Todos os pedidos serão publicados, e os temas mais pedidos terão prioridade.

Para a divulgação, vamos fazer parceria com uma série de blogs e veículos independentes, entre eles: Carta Capital, Conversa Afiada, Luis Nassif Online, Blog do Mello, Escrevinhador, Viomundo, Nota de Rodapé, Maria Frô, Fazendo Média, Futepoca, Elaine Tavares, Gonzum, Blog do Rovai, Blog da Cidadania, Altamiro Borges e Doutor Sujeira.

É um experimento inédito. Até agora, Globo, Folha e WikiLeaks estavam usando seus critérios para julgar quais documentos seriam publicados por vez, algo “de cima pra baixo”. Dessa vez, o próprio público vai decidir, invertendo a lógica da produção da notícia.

Os documentos do Cablegate compreendem cerca de 3 mil  telegramas enviados pela embaixada de Brasília e pelos consulados de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife entre 2003 e 2010.  As publicações começam na próxima semana.

***

Vejam que boa a notícia que nos traz a Natália Vianna, uma jornalista independente que coordena os trabalhos do Wikileaks no Brasil. Para participar, você pode acessar o blog wikileaks (via Carta Capital) ou enviar através  do doutorsujeira mesmo que encaminharemos a ela. 

Aliás, a Natália concorre ao Prêmio Mulher Troféu Imprensa. Aproveite e dê seu voto a ela. Fortaleça o novo jornalismo.

Um comentário:

José Maurício disse...

Paulo Mariano, estou vendo o Doutor Sujeira sendo citado em tudo quanto é canto. Cara, que coisa bacana. Grande Paulo.
Esclarece: vai ter uma lista de temas, de pessoas públicas para escolhermos? Se suregirmos José Serra serão publicados os telegramas que fazem referência a ele?
Também o Nelson Jobim. Será interessante conhecer sua relação com o os EUA.
Daniel Dantas também.
Achei ótimo ver o Doutor Sujeira no blog do Nassif.
Grande abraço.