domingo, 20 de fevereiro de 2011

O que o Wikileaks diz sobre o Daniel Dantas

Daniel Dantas foi um dos nomes mais pedidos no Wikileaks, na enquete feita pela Natália Vianna entre os internautas. É que o Wikileaks está com uma nova estratégia de divulgação, além dos jornalões Folha e Globo, que agora escutará o público e envolverá alguns blogs brasileiros, dentre eles o nosso. 

Mas, infelizmente, há poucos documentos confidenciais sobre o banqueiro. Entre aqueles liberados com exclusividade para os blogueiros constam apenas três, sendo que um já havia sido publicado.

Como estou de férias, vou fazer apenas um rápido resumo de um deles. Não tive tempo de pesquisar com cuidado. Abaixo irei colocar no decorrer da semana o link para a íntegra dos documentos. O documento a que me refiro é datado de 03/10/08. Praticamente aceita a versão da hilária revista Veja para o caso do grampo do Gilmar Mendes, cuja gravação ou demais provas até hoje não apareceram. Tanto que a própria embaixada americana não acreditou muito nas informações obtidas, dizendo que apesar de sua fonte ser confiável, as informações eram sem fundamento. Entre os nomes que aparecem no documentos estão o de 2 assessores legilastivos: Roberto Carlos Martins Pontes e Joanisval Brito.  Por outro lado, os documentos também relacionam a crise da ABIN, que acabou mal para Paulo Lacerda, aos recalques do fim da ditadura militar. Uma crise de identidade. Mas enfim, o nome de Daniel Dantas aparece citado no documento apenas para dizer do que se tratava a Operação Satiagraha e os vários habeas corpus concedidos pelo Gilmar Mendes a seu favor. Não é a toa que um conhecido blogueiro chamou Gilmar Mendes, ao vivo, em rede nacional, de Gilmar Dantas.   


Nenhum comentário: