segunda-feira, 23 de maio de 2011

Música, cidadania, manguebeat

Infelizmente o blog O Biscoito Fino e a Massa, de Idelber Avelar, encerrou suas atividades em março.   Ele deixou um grande número de seguidores órfãos de sua generosa  e construtiva forma de lidar com o debate de ideias na blogosfera. No mês de janeiro de 2011 foi publicado um artigo do Idelber sobre a relação entre música e política na Revista Fórum, que é onde o autor costuma escrever agora seus ótimos textos. Deixei em seu antigo blog o seguinte comentário ao artigo: 

"Só tenho um reparo a fazer: o movimento manguebeat não foi, a meu ver, o instaurador do hibridismo cultural ou o nome que se queira dar a isso. Antes, vários movimentos, como a própria Tropicália, já haviam introduzido o elemento cosmopolita que se mistura às tradições, atingindo as massas através da indústria cultural. Concordo que, para a música de Pernambuco, a importância se dê de forma acentuada a partir do manguebeat, pois a atenção e o cuidado com os ritmos regionais são mais incisivos."



Fica como indicação para quem estiver interessado em sair do sectarismo que tem dividido, muitas vezes, o debate na net entre dois grupos: piguentos x proguessistas. Esse confronto trata-se de uma espécie de Fla x Flu Atlético x Cruzeiro São Paulo x Corinthians piorado, no qual as torcidas organizadas dos dois lados disputam agressivamente quem "humilha" mais o adversário. Definitivamente, esse não é o caso do Idelber.

Nenhum comentário: