segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Casa das Máquinas

O ano é 1977. Ditaduras e tais. TV Tupi. O tecladista é um virtuose do teclado, dizem. Eu não escutei nada demais. O som é bem progressivo. O vocalista é um performer à la Nei Matogrosso. Secos e Molhados fez escola.




Agora a parte suja: porque sempre dizem que o Rock no Brasil nasceu nos anos 80?

4 comentários:

Anônimo disse...

pois é, raul seixas não tem idade, ele que junto com paulo coelho dizia que nascera há dez mil anos atrás. interessante no rock os paradoxos em que se mete: ajudou a derrubar a ditadura de franco e os stalinistas na Rússia; parte de um movimento libertário que reivindicava mesmo aos que não sabiam tocar, o direito de empunhar uma guitarra(e nesse caso há, digamos assim, um link com os desafinados da bossa nova),ao longo do tempo a prática de tocar a guitarra produziu virtuoses o que, em si, é uma negação desse espírito original.

Doutor Sujeira disse...

Também acho. E tem mais: há 10.000 mil anos Paulo Coelho é popular. Dizer que ele só vende livros de auto-ajuda por causa do baixo nível dos seus leitores é não reconhecer sua importância como escritor e letrista. A melhor fase do Raul foi com o Paulo Coelho. O Sérgio Sampaio mesmo, que foi assunto do outro post, fez um disco chatíssimo com o Raul. Com o Paulo Coelho, Raul Seixas se encontrou e continuou, depois de acabada a parceria, fazendo letras belíssimas sozinho e com outros parceiros. Mas o Paulo Coelho, que eu não gosto, é muito discriminado como autor popular. A entrada dos desafinados hoje é na tecnologia das gravações.
Ass.: Blog Sujo

Anônimo disse...

lí três livros de paulo coelho, indico 2: "verônica decide morrer" e "11 minutos".quanto ao outro, comento apenas depois que percorrer o caminho de santiago. pretendo conhecer a biografia que fernando morais escreveu.quando fez músicas com pc, raul seixas mudou o ritmo. estáo mais pra baladas que pro rock, corrija-me se estou enganado. o estranho é hoje pc náo permitir que as parcerias sejam reeditadas, como dizem os mineiros: why, porquoi? os letrados elitizados, os mesmos que náo gostam de funk, "detestam!", como gostam de dizer, paulo coelho, sem mesmo terem lido qq livro dele.

Doutor Sujeira disse...

Engraçado esse negócio de baladas. Em geral, os melhores discos de rock, mesmo os mais pesados, sempre têem uma balada que é a música que mais sucesso faz. Mas, a pior coisa que existe é um disco só de baladas. Haja paciência pra escutar várias seguidas cantadas pela mesma pessoa. Engraçado isto. Pra mim, a balada é um sub-gênero, porém essencial, do rock. Stairway To Haven é legal porque começa em balada e termina num rockão pesado. É um dos poucos discos de banda estrangeira que eu tenho, junto com o Supertramp.