sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Era Lula, éramos nós.

Acabou hoje um capítulo da história do Brasil. Não, ele não é um Deus. Mas, vendo estas imagens, creio que muito do fenômeno resta ainda a ser compreendido. Uma história que precisa ser contada várias vezes, por diferentes vozes, para ser melhor entendida.

É verdade que quando, em 89, fazíamos campanha por ele nos saudosos showmícios na Praça da Estação, imaginávamos que seria muito, mas muito melhor do que se mostrou a realidade. Naquela época, sonhávamos com um governo mais ético, sonhávamos que o país iria sair da vergonhosa situação de desigualdade social que se encontrava, menos submisso aos interesses das grandes empresas, dos bancos, e que ofereceria condições mais dignas de vida à população, com uma educação pública de melhor qualidade, com mais saúde; que a reforma agrária seria enfim feita. Eram muito os sonhos. E acreditávamos verdadeiramente em todos. Muitos deles ainda restam apenas na esfera do desejo. Mas são as utopias que alimentam. Um dos sonhos ainda não resolvidos é a desigualdade social, um problema inaceitável que ainda permanece,  maior que a tal "violência", e por aí afora.

Momento de despedida. Também vou fazer a minha. Entre idas e vindas, perdas e ganhos, no balanço final digo sem medo: valeu a pena. Valeu sim. O Brasil hoje é um país bem melhor. Não, ele não é um Deus, reafirmo. Mas, vejam estas imagens do fotógrafo da presidência. O povo, em algum momento, começou a existir e teve voz. Valeu sim.



Se há alguém que lembrará das fotos que não pus aqui, em que ele esteve abraçado com banqueiros, empresários corruptos ou velhos inimigos políticos, devo reconhecer: sim, elas existiram. E isto é a democracia de verdade. Mas prefiro lembrar dos enormes avanços que tivemos nas áreas da educação e na área social. Oxalá este não tenha sido o último capítulo. 

Momento também de chegadas. Boa sorte a ela. O gênero feminino poderá mudar ainda mais o Brasil. Uma questão de classe, gênero e raça. E estaremos daqui atentos para cobrar os vacilos! 
Sempre alertas.


Momento nunca-antes-na-história-deste-país: acima, você vê a primeira presidenta atleticana (menção honrosa ao colorado também), prenúncio de melhores dias na Cidade do Galo. 

VALEU LULA!

Um comentário:

Anônimo disse...

o texto é bom, verdadeiro e o título é antológico, parabéns doutorsujeira, blog cada vez mais fazendo jus ao nome.