terça-feira, 26 de outubro de 2010

Bienal de Arte

Tem um cara que expôs uns desenhos em São Paulo e a nossa atenta OAB, guardadora da moral e dos bons costumes, quis proibir sua exibição. Era porque o artista aparecia matando personalidades importantes em seus desenhos, como por exemplo esse aí embaixo.


Mas, isso me fez lembrar de um cara chamado Rafael PixoBomb. Rafael é pixador e ganhou uma bolsa do governo para estudar numa das mais caras escolas de arte de São Paulo. Êpa! Pobre estudando costuma dar encrenca, e no dia do trabalho de conclusão de curso não deu outra. Ele chamou seus amigos, a nata da pixação paulistana, para ajudá-lo no trabalho final da faculdade: uma intervenção através da pixação. E após muita confusão, tudo terminou na delegacia.

No ano seguinte, um grupo de pixadores ocupou (a mídia tradicional diz "invadiu") a Bienal de Arte de São Paulo, que contava com um andar vazio, e mandou bala. Pegaram uma moça e ela ficou presa durante muito tempo. As fotos abaixo são do dia do trabalho de conclusão de curso:




PixoBomb teve que dar muitas entrevistas na época pra justificar sua ação. O irônico é fazer isso em meios de comunicação acostumados a cobrir as "belas-artes" em suas páginas e divulgar nelas os caríssimos espetáculos e exposições fabricados para uma suposta elite cultural. Lógico que ele foi tratado como um bandido, assim como sua colega que foi presa na Bienal do Vazio.

Infelizmente ele não teve seu trabalho final aprovado pela faculdade e foi expulso, eu acho.


...

Nenhum comentário: