quarta-feira, 6 de julho de 2011

Violência organizada

Não ofender nem agredir. Ganhar um jogo de futebol e praticar isso é subverter um pouco a lógica de guerra presente nos estádios e, principalmente, nas transmissões dos jogos, substituindo-a pela provocação sadia e lúdica.  Gosto dos textos do Xico Sá e do Torero por causa da elegância sutil, as vezes irônica, ao se referirem aos adversários. A foto da criança ao lado (quase escrevi inocente criança...) é só um exemplo do espírito agressivo e guerreiro do esporte atual. Ele contamina a todos: jornalistas, dirigentes e torcedores e é, aos poucos, naturalizado. Trata-se de uma cultura que vem sendo incentivada e tida como a mais esperada. Expressões futebolísticas tais como "abater o time adversário", "time guerreiro" ou "o matador" são consideradas elogiosas e positivas. Elas já fazem parte do dia a dia, como várias outras similares. 

Mas entre a brincadeira e a agressividade a linha é tênue. Basta ver os comentários preconceituosos sobre os argentinos que jorram na imprensa após uma vitória ou derrota (neste caso, o resultado pouco importa) de algum time brasileiro. E se for a seleção então, nem se fala. A guerra, portanto, não é de torcidas organizadas. Combater as organizadas é como combater o pequeno traficante e permitir que empresários, políticos e juízes corruptos continuem a financiar o narcotráfico internacional e o tráfico de armas. Pelo contrário, trata-se, isso sim, de uma guerra de representações culturais ligadas ao futebol.



...

3 comentários:

Anônimo disse...

creio que o caráter coletivo, uma violência de massa, me parece um fenômeno que em si deve ser combatido, independente dos demais, que também deve, uai! Um indivíduo isolado é um fenômeno, uma gang outro;

Doutor Sujeira disse...

Mas existe indivíduo isolado?

Anônimo disse...

uai!...e não?