segunda-feira, 29 de agosto de 2011

First time hearing: a primeira escuta

 A dança - Henri Matisse
As paisagens precisam das cores dos sons tanto como dos sons da cores. É tudo uma coisa só. Ler o mundo é uma atividade que não deveria prescindir disso, pois é como ser alfabetizado em um dialeto arquetípico. No Youtube, há uma série de vídeos que tratam de pessoas que colocam aquele aparelho auditivo que lhes permitem escutar pela primeira vez. Boa parte desses vídeos é feito pelos pais das crianças. O espanto que se faz felicidade de uma criança de 8 meses ao descobrir o rico colorido sonoro do mundo é contagiante.


...

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estampas Eucalol

Os sabonetes Eucalol foram populares entre os anos 1920 e 50. Populares pelo preço e porque a perfumaria que os produzia vendia junto umas figurinhas. O tema dessas figurinhas, chamadas de estampas, era a mitologia grega.


Depois a multinacional Gessy Lever comprou a empresa e passou a publicar fotos de atores americanos em lugar das figurinhas.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Hipérbole adulta

Dia 24/08, 19 hs. Transmitimos nesse link o debate "Música: a fronteira do futuro - criatividade, tecnologia e políticas públicas", com Lawrence Lessig, Gilberto Gil, Danilo Miranda, Cláudio Prado, Ivana Bentes, Sérgio Amadeu e deputada Manuela d'Avila, que aconteceu no Ibirapuera, em São Paulo. 

Hipérbole infantil

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Êta vida besta...

O Eterno Sacrifício 

 
Como dar vida a uma verdadeira obra de arte
A não ser com a própria vida?


[Mario Quintana; Velório sem defunto, 1990]





...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Proseando



Interação Social? Falta de assunto? Eu fico com a pureza da resposta das crianças: é a vida.

...

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O homem que sabe o que quer

Velhas tardes de 82. 



Cama e mesa. Roberto Carlos, Chacrinha, Rita Cadillac, Elke Maravilha, Costinha, Russo e choro no final. Quer mais?

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A única coisa real



Lúdica Música, Essa Música não Existe (André Abujamra), Oficina Lúdica de Ritmos na EA-UFMG em 2010. 

Só tinha fera naquela oficina que, como a vida, é uma ilusão em eterna construção. A única coisa real é amanhã.
...

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Da cabeça aos pés

Eu só tô beijando o rosto de quem me dá valor.



Não se assuste pessoa: tá fazendo 40 anos. Embora pra mim tudo seja só um começo. Porque eu sou.

sábado, 6 de agosto de 2011

O Pedido



Falta exatamente uma semana para o meu casamento. Gente boa, é impossível lembrar de todo mundo. Se eu não te chamei e você conseguiu não ficar magoado e ainda quiser ir dá tempo. É só me dar um toque para saber onde e quando. É aberto a todos e sem frescura. Não se acanhe.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bilhete



                                                Se tu me amas, ama-me baixinho
                                                Não o grites de cima dos telhados
                                                Deixa em paz os passarinhos
                                                Deixa em paz a mim!
                                                Se me queres,
                                                enfim,
                                                tem de ser bem devagarinho, Amada,
                                                que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

                                                                         (Mário Quintana)


...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A notícia que não existe

Uma notícia não está sendo divulgada. Trata-se da greve dos servidores técnico-administrativos das universidades federais. É de se estranhar? Honestamente não. Às vezes, até que estranho um pouco sim porque seria um prato cheio para quem busca "escândalos" (como se lutar por um direito fosse escândalo...), como é o caso da maioria dos veículos da mídia que defendem um projeto político conservador e reacionário, casos do jornal Folha de S. Paulo, Revista Veja e Organizações Globo. Mas, então, porque diabos eles não noticiam, sendo que é isso o que eles mais querem, desestabilizar o governo? O que tenho observado é que as greves em geral só são divulgadas nesses veículos em caso de flagrantes prejuízos para a cidade, como um engarrafamento gigante, ou conflitos generalizados. A simples luta por direitos não é notícia para esses poderosos e ricos veículos de comunicação. Outro exemplo de notícia que não existe neste tipo de mídia é a greve dos professores estaduais. A ideia subjacente a tudo isso é somente associar greves à baderna, gente sem estribeiras e pessoas sem juízo. Aliás, é uma estratégia mais do que manjada. Lembro ainda do Maluf nos debates dos anos 80 sempre condenando o Lula por ele ser grevista. Na cabeça deles é simples assim. A greve é a notícia que não existe, a não ser como um problema para a tal "gente do bem", aquela que abunda no observador político, site feito para o FHC (e não por ele) e os projetos anti-populares e entreguistas demotucanos.

Judicialização

Esta greve dos servidores das universidades começou em junho e atinge atualmente cerca de 50 instituições de norte a sul do país. Como todo movimento de âmbito nacional, a adesão é muito desigual de um lugar para outro. Também dentro da categoria ainda não existe um consenso geral sobre a greve. Todas as decisões por votação são muito apertadas. A maioria dos sindicatos é filiada à CUT. Em algumas universidades, as matrículas dos alunos de graduação e pós-graduação não estão sendo feitas. Os hospitais universitários também tiveram seu atendimento comprometido. Por causa disto, e também por outros motivos ideológicos não declarados, a Advocacia Geral da União (AGU) entrou com um pedido no STJ para declarar a ilegalidade da greve, que será julgada em breve. A judicialização da luta por direitos dos trabalhadores é uma estratégia que deveria preocupar, e muito, a sociedade. Mais estranho ainda é a iniciativa ser incentivada por um governo do partido supostamente dos trabalhadores. 

Outras categorias profissionais prometeram para o mês de agosto a realização de assembléias e as greves podem crescer ainda mais. É positiva a retomada da luta pelos trabalhadores. Faz bem para a democracia e para o próprio governo, que precisa voltar a ouvir os movimentos sociais não apenas em época de eleições.
...

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Despertando

Voltemos. Depois das férias, despertar. Vocês sabem se já foram suprimidas as armas nucleares?