sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Era Lula, éramos nós.

Acabou hoje um capítulo da história do Brasil. Não, ele não é um Deus. Mas, vendo estas imagens, creio que muito do fenômeno resta ainda a ser compreendido. Uma história que precisa ser contada várias vezes, por diferentes vozes, para ser melhor entendida.

É verdade que quando, em 89, fazíamos campanha por ele nos saudosos showmícios na Praça da Estação, imaginávamos que seria muito, mas muito melhor do que se mostrou a realidade. Naquela época, sonhávamos com um governo mais ético, sonhávamos que o país iria sair da vergonhosa situação de desigualdade social que se encontrava, menos submisso aos interesses das grandes empresas, dos bancos, e que ofereceria condições mais dignas de vida à população, com uma educação pública de melhor qualidade, com mais saúde; que a reforma agrária seria enfim feita. Eram muito os sonhos. E acreditávamos verdadeiramente em todos. Muitos deles ainda restam apenas na esfera do desejo. Mas são as utopias que alimentam. Um dos sonhos ainda não resolvidos é a desigualdade social, um problema inaceitável que ainda permanece,  maior que a tal "violência", e por aí afora.

Momento de despedida. Também vou fazer a minha. Entre idas e vindas, perdas e ganhos, no balanço final digo sem medo: valeu a pena. Valeu sim. O Brasil hoje é um país bem melhor. Não, ele não é um Deus, reafirmo. Mas, vejam estas imagens do fotógrafo da presidência. O povo, em algum momento, começou a existir e teve voz. Valeu sim.



Se há alguém que lembrará das fotos que não pus aqui, em que ele esteve abraçado com banqueiros, empresários corruptos ou velhos inimigos políticos, devo reconhecer: sim, elas existiram. E isto é a democracia de verdade. Mas prefiro lembrar dos enormes avanços que tivemos nas áreas da educação e na área social. Oxalá este não tenha sido o último capítulo. 

Momento também de chegadas. Boa sorte a ela. O gênero feminino poderá mudar ainda mais o Brasil. Uma questão de classe, gênero e raça. E estaremos daqui atentos para cobrar os vacilos! 
Sempre alertas.


Momento nunca-antes-na-história-deste-país: acima, você vê a primeira presidenta atleticana (menção honrosa ao colorado também), prenúncio de melhores dias na Cidade do Galo. 

VALEU LULA!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A primeira corrente de 2011

Por Zilton Tadeu

Comunico a todos os AMIGOS que me enviaram correntes que prometiam fortuna em dinheiro em 2010, que:

NÃO FUNCIONOU!!!

Por isso, para 2011, vamos organizar uma verdadeira corrente milionária, que funcione.
Comprometo-me a testá-la, mesmo correndo riscos.

TESTE:Por favor, deposita o dinheiro diretamente na minha conta corrente:
Banco 001-do Brasil
Agência 1xx-6
Conta 9xx5.6xx-3
Titular ZILTON TADEU

Obrigado.



Retrospectiva

Alguns comentários inesquecíveis na nossa retrospectiva:

“Em breve, o número de carentes duplicará e o dispêndio com o programa, também.” (Ferreira Gullar, em artigo na “Folha de S. Paulo” 5/7/2009)

Não se pode dizer que o ano foi bom para a economia do Brasil.” (Carlos Alberto Sardenberg, Rádio CBN em 28 de dezembro de 2009)

“O PT vai pensar com mais cuidado na escolha de seu candidato para a Presidência. Será mesmo a Dilma Rousseff? Se alguém quiser dar nome a um poste, pode chamá-lo de Dilma. Ela nunca foi eleita para um cargo representativo, não tem experiência eleitoral. Como pretendem jogá-la na eleição de 2010, que se anuncia como a mais disputada da história republicana do Brasil?” (Marco Antonio Villa, no “Estado de S. Paulo” 28/10/2008)

“Serra foi atingido, sim, por uma bobina de papel crepe (o tal ‘artefato’) que, arremessado com força, pode provocar danos graves na pessoa atingida.” (Merval Pereira, em 24 de outubro de 2010)

“Impressionante como a política atrai vagabundo e picareta, a começar pelo presidente da república que não vale nada,vai demorar gerações para que o Brasil desfaça o mal que o Lula fez, eu tenho que desmistificar esse picareta que está na presidência da república” (Marcelo Madureira, Manhatan Connection, 03 de outubro de 2010)


“Dilma não é uma ameaça ao vernáculo ─ mas à segurança nacional. Essa mulher evidentemente não tem a menor condição de representar um único brasileiro ─ sequer seu neto Gabriel, ainda ‘unborn’. (…) No dia em que o Criador, depois da última cinzelada na criatura, ordenou ‘Fala Dilma’, o mito começou a ruir.” (Celso Arnaldo, no site da “Veja”, 16/5/2010)



O Brasil pode não aderir, mas é incapaz de impedir a formação da Alca.” (Eurípedes Alcântara, em artigo na revista “Veja” 15/10/2003).


Recordar é viver.

A fonte foi esse aposentado desconfiado que mantém esse blog aqui
... 

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Ano novo, vida nova.

Ano novo é um tempo de reflexões. Por isso, lhes trago esta do José Mojica, visivelmente inspirado no princípio do prazer de Freud. A pulsão de vida e pulsão de morte não estão localizadas nem no corpo nem na mente.




Feliz 2011 a tod@s.
...

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Veja quem é corrupto

Resposta do ministro Jorge Hage a editorial de balanço da revista Veja:
Brasília, 27 de dezembro de 2010.
Sr. Editor,

Apesar de não surpreender a ninguém que haja acompanhado as edições da sua revista nos últimos anos, o número 52 do ano de 2010, dito de “Balanço dos 8 anos de Lula”, conseguiu superar-se como confirmação final da cegueira a que a má vontade e o preconceito acabam por conduzir.

Qualquer leitor que não tenha desembarcado diretamente de Marte na noite anterior haverá de perguntar-se “de que país a Veja está falando?”. E, se o leitor for um brasileiro e não integrar aquela ínfima minoria de 4% que avalia o Governo Lula como ruim ou péssimo, haverá de enxergar-se um completo idiota, pois pensava que o Governo Lula fora ótimo, bom ou regular. Se isso se aplica a todas as “matérias” e artigos da dita retrospectiva, quero deter-me especialmente às páginas não-numeradas e não-assinadas, sob o título “Fecham-se as cortinas, termina o espetáculo”. Ali, dentre outras raivosas adjetivações (e sem apontar quaisquer fatos, registre-se), o Governo Lula é apontado como “o mais corrupto da República”.

Será ele o mais corrupto porque foi o primeiro Governo da República que colocou a Polícia Federal no encalço dos corruptos, a ponto de ter suas operações criticadas por expor aquelas pessoas à execração pública? Ou por ser o primeiro que levou até governadores à cadeia, um deles, aliás, objeto de matéria nesta mesma edição de Veja, à página 81? Ou será por ser este o primeiro Governo que fortaleceu a Controladoria-Geral da União e deu-lhe liberdade para investigar as fraudes que ocorriam desde sempre, desbaratando esquemas mafiosos que operavam desde os anos 90, (como as Sanguessugas, os Vampiros, os Gafanhotos, os Gabirus e tantos mais), e, em parceria com a PF e o Ministério Público, propiciar os inquéritos e as ações judiciais que hoje já se contam pelos milhares? Ou por ter indicado para dirigir o Ministério Público Federal o nome escolhido em primeiro lugar pelos membros da categoria, de modo a dispor da mais ampla autonomia de atuação, inclusive contra o próprio Governo, quando fosse o caso? Ou já foram esquecidos os tempos do “Engavetador-Geral da República”?

Ou talvez tenha sido por haver criado um Sistema de Corregedorias que já expulsou do serviço público mais de 2.800 agentes públicos de todos os níveis, incluindo altos funcionários como procuradores federais e auditores fiscais, além de diretores e superintendentes de estatais (como os Correios e a Infraero). Ou talvez este seja o governo mais corrupto por haver aberto as contas públicas a toda a população, no Portal da Transparência, que exibe hoje as despesas realizadas até a noite de ontem, em tal nível de abertura que se tornou referência mundial reconhecida pela ONU, OCDE e demais organismos internacionais.
Poderia estender-me aqui indefinidamente, enumerando os avanços concretos verificados no enfrentamento da corrupção, que é tão antiga no Brasil quanto no resto do mundo, sendo que a diferença que marcou este governo foi o haver passado a investigá-la e revelá-la, ao invés de varrê-la para debaixo do tapete, como sempre se fez por aqui.

Peço a publicação.
Jorge Hage Sobrinho
Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Retorno de Saturno

Eu nunca dei muita bola pra aniversário. Nem fico procurando significado em datas ou explicações cósmicas pra tentar entender a bagunça que é a minha vida. E as coisas iam relativamente bem. Até o dia que o universo conspirou contra mim.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Protesto dos criminosos

A arte é tratada no país, não só em São Paulo, com muito desprezo. A fogo e sangue. Esta é uma história que está longe de mudar, apesar dos pontos de cultura e do papo de diversidade cultural. Como dizia Sérgio Sampaio, um livro de poesia na gaveta não adianta nada. Lugar de poesia é na calçada.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O futuro já chegou

Eu achei que isso era futuro.



Isso só prova que eu tô ficando velho.

Prestaram atenção que a repórter diz, no início, que o correio eletrônico tem se tornado um grande "hobby" em São Paulo. O que ela quis sugerir com isso?

sábado, 18 de dezembro de 2010

Gaiola das Cabeçudas

A que nível chegou nossa MPB. Agora, até funkeiros andam querendo fazer letras inteligentes.

Tá fogo. Toca um Vivaldi aí.




Catedrático, vão bora discutir Focault.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Risque

Jazz com Paulo Moura e Dick Farney,



Ou rock mutati Mutantes com Silvinha Araújo

Prisão do Guitarrista

Por Freetura Produções, do Facebook.
EXCELENTE ATUAÇÃO DA POLICIA MILITAR E SOBRE O COMANDO DO PREFEITO KASSAB! PARABÉNS!!! VEJA ESTE MARGINAL FORTEMENTE ARMADO COM UMA GUITARRA STRATOCASTER EQUIPADA COM UM HUMBUCKER E DOIS SINGLES, E UM MINI AMPLIFICADOR DE 10 WATTS DE POTÊNCIA!! ELE ANDAVA PELA AVENIDA PAULISTA ESPALHANDO CULTURA E BOA MÚSICA, CENTENAS DE PESSOAS FORAM OBRIGADAS A ABRIR UM SORRISO MEDIANTE AS NOTAS MUSICAIS E EXPRESSÕES PRATICADAS POR ESTE VERDADEIRO MELIANTE! MAS A POLÍCIA AGIU RAPIDAMENTE E COM MUITA PERICIA. DERAM UMA RESPOSTA RÁPIDA A SOCIEDADE! COM UM GOLPE CERTEIRO E SEM DISPARAR NENHUM TIRO A NOSSA EFICIENTE POLICIA CONSEGUIU IMOBILIZAR E DESARMAR ESTA VERDADEIRA AMEAÇA QUE RONDAVA AS RUAS DE SÃO PAULO. EU ACHO QUE OS POLICIAIS E O PREFEITO KASSAB DEVERIAM SER HOMENAGEADOS POR ESSA EFICIÊNCIA TODA! E GOSTARIA QUE VOCÊS SEGUIDORES DA FREETURA PRODUÇÕES FOSSEM OS PRIMEIROS A PRESTAR ESTAS HOMENAGENS:

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Música e censura

Ah, aqueles tanques blindados... Há quem diga que não tem nada a ver a atual prisão dos MC's cariocas por fazerem funk com "apologia ao tráfico" e a censura sofrida pelos músicos na época da ditadura.

Recordar é viver:



Será que não tem nada a ver uma coisa com a outra mesmo? Nem vou falar de Racionais MC's nem o que representa a música para grupos discriminados. Vejam aí e tirem suas próprias conclusões.



Na reportagem, me chamou a atenção a frase: "... os Mc's usavam a internet para divulgação dos proibidões...". Pra bom entendedor, meia palavra basta.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Governo de esquerda em Belo Horizonte

O governo de esquerda em Belo Horizonte continua de vento em popa. Vejam a notícia curiosamente publicada pelo site da Globo:

O vereador Léo Burguês (PSDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, neste domingo (12). A nova Mesa Diretora, que vai administrar a casa em 2011 e 2012 foi escolhida em votação. De acordo com assessoria da Câmara, além do presidente; Alexandre Gomes (PSB) foi definido como 1º vice-presidente; Moamed Rachid (PDT) é o 2º vice-presidente; Cabo Júlio (PMDB) foi eleito como secretário-geral; Ronaldo Gontijo (PPS) como 1º secretário; e Pricila Teixeira (PTB) é a nova 2ª secretária. Ainda segundo informações da assessoria da Câmara, a chapa única obteve 31 votos favoráveis, sete contra e duas abstenções.



O grupo toma posse no dia 1º de janeiro de 2011.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Stand up comedy

Muita gente tem reclamado de nossa abordagem sobre assuntos religiosos. Então, como é época de natal e para relaxar um pouco, vamos de humor.

Eu nunca gostei de stand up comedy, mas tenho que me render a esta humorista.



Bom, esse tipo de raciocínio reto, a dificuldade em fazer uma interpretação de texto simples (exegese é palavra muito difícil), a maneira de falar e os gestos, estão em consonância com a onda conservadora e obscura que já há alguns anos vem crescendo no Brasil muito à semelhança dos grupos americanos. Notem o alto número de jovens na platéia (é assim que se diz, platéia?). São os líderes de amanhã.

Sem contar que eu vou pro inferno, porque não sou crente e como pra caramba.

Dá ou não pra se preocupar?

Esse vídeo eu conheci no site da Cleycianne.

...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Caetano Veloso e Odair José

Não interessa o que os outros vão pensar, mas eu vou colocar essa música neste lugar. O Caetano Veloso, já naquela época de experimentalismos, flertava com a música brega sem nenhuma cerimônia. Para se ter uma ideia, o LP Araçá Azul, que é o mais ousado e experimental dele, é de 1972.

O encontro abaixo aconteceu no festival que reuniu os principais artistas da gravadora Phonogram (atual Universal) no ano de 73, e ficou conhecido como Phono 73.



É um dos maiores sucessos do Odair José, ao lado de Pare de Tomar a Pílula.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Raphael Rabelo

Se esse cara lembrasse a música, seria um perigo.




Ele morreu dormindo, depois de contrair Aids por causa de uma transfusão de sangue após um acidente de trânsito e ter tido alguns problemas com drogas.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

As incontáveis desgraças V: Atlético ‘estraga’ festa de despedida do Schalke 04

Os fãs do Schalke 04 lotaram o estádio de Gelsenkirchen para ver a despedida dos jogadores do time que, durante uma década, representou as seleções da Alemanha Oriental e também da Ocidental. Porém, os atleticanos superaram as dificuldades do campo de terra, colocaram água no chop alemão e ganharam a partida, por 3 a 1. À noite, no mesmo dia 12 de novembro, o elenco alvinegro aceitou a cortesia e jantou na companhia dos adversários e suas mulheres.


O resultado encheu de moral os atleticanos que, apesar de tropeçar no Rapid de Viena, na Áustria (3 a 0), passaram tranquilos pelo Saarbrucken, da Alemanha, por 2 a 0, e pelo Anderlecht, 2 a 1, em Bruxelas, na Bélgica. Nívio e Vaguinho, duas vezes, anotaram os gols destas duas partidas.


Nas estações de trem e aeroportos, fotógrafos, jornalistas e torcedores esperavam pela delegação. Antes ou após os compromissos nos gramados, o plantel comandado por Ricardo Diez aproveitava para fazer turismo. O goleiro Kafunga, por exemplo, fez questão de trazer e enviar cartões postais de cada lugar que visitava com a delegação atleticana. Vavá ganhou uma câmera fotográfica para registrar os melhores momentos “gelados”.


O 3 a 3 diante do Braunschweig Brunswick, em Braunschweig, decretou o adeus atleticano à Alemanha. De lá, o Galo rumou para o pequeno país de Luxemburgo, encravado entre a França, a Bélgica e o próprio território alemão. A neve, mais uma vez, entrou em cena e foi a “estrela” contra a seleção local.


De acordo com as anotações de Zezinho, jogador daquele time, o gelo cobria todo o gramado, chegando a cinco centímetros de altura. Os jogadores tinham de bater um pé no outro, pois a neve grudava na sola da chuteira e “desequilibrava o corpo”. O placar apontou 3 a 3, no dia 5 de dezembro. O destino alvinegro depois foi Paris e a vitória sobre o Stade Français, 2 a 1.


A notícia acima foi publicada integralmente no Jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte, dia 06/12, aos 60 anos daquela excursão que, hoje em dia, leva outros nomes.

Série As Incontáveis Desgraças

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A guerra contra o Wikileaks




1 - O fundador do site é acusado de "crimes sexuais", e por isso está sendo procurado pela Interpol. Crimes sexuais, no caso, é transar sem camisinha.

2 - Durante a semana grandes grupos que hospedavam conteúdos ligados ao site lhe negaram o serviço, por pressão americana: A Amazon, EveryDNS e Paypal

3 - Com isso,  o site caiu inúmeras vezes, encontrando-se atualmente fora do ar e dos principais mecanismos de busca, como o Google.



Mas há milhares de sites-espelho distribuindo conteúdo por aí.

 
"A primeira infoguerra séria começou. O campo de batalha é o Wikileaks. Vocês são os soldados", escreveu John Perry Barlow no Twitter.


Aguardemos os próximos lances na frente de batalha.
...

sábado, 4 de dezembro de 2010

Mussorgsky: Quadros de uma exposição






Quadros de uma exposição é o título que o compositor russor M. Mussorgsky deu a uma série para piano, que representa através da música um passeio por diferentes peças/desenhos do seu amigo Victor Harmann. Muito bem. É porque o título da história acima é Quadros de uma Exposição.


Se você quer mais histórias fantásticas de Wagner & Bethoveen, elas podem ser vistas neste link aqui ou procure aí do lado direito do blog.

...

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Wikileaks

Direto do site Wikileaks, em português.




Brasil rejeitou prisioneiros de Guantánamo

Natalia Viana, 3 de dezembro de 2010.

Como muitos países, o Brasil também foi procurado pelos EUA para receber prisioneiros de Guantánamo, mas recusou a oferta. É o que mostra um documento enviado a Washington em 17 de outubro de 2005 pelo então embaixador em Brasília, John Danilovitch.
Segundo o documento confidencial, os EUA “discutiram o reassentamento de prisioneiros de Guantánamo em diversas ocasiões e em diferentes níveis, incluindo (o subsecretário americano para Assuntos Políticos) Marc Grossman, desde 2003”.

O telegrama descreve a tentativa frustrada de conseguir que o Brasil aceitasse como refugiados prisioneiros uigures, de origem chinesa.

Desde 2002, foram presos em Guantánamo 22 uigures - minoria muçulmana de língua turca do noroeste da China. Eles não podiam repressar à China por receio de que viessem a ser mortos ou torturados.

Em Brasília, a embaixada falou com Márcia Ramos, do departamento de direitos humanos do Ministério de Relações Exteriores (MRE).

“Ramos disse ao nosso assessor político que o governo brasileiro não pode aceitar imigrantes de Guantánamo porque é ilegal designar como refugiado alguém que não está em solo brasileiro. De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), o status de refugiado no Brasil para quem pede do exterior geralmente não é atendido até que ele receba status de refugiado no país onde está (no caso, os EUA)”, explica o documento.

O Itamaraty argumentou que os uigures não se encaixam nessa categora porque o governo americano não os reconhecia formalmente como refugiados.

Danilovitch termina o telegrama dizendo que “não parece que o governo brasileiro vai aceitar os prisioneiros uigures se eles não receberem status de refugiados dos EUA. E mesmo se receberem, esperamos que os brasileiros argumentem que eles deveriam então ser reassentados nos EUA”.

Os EUA procuraram diversos países para pedir que recebessem prisioneiros de Guantánamo, incluindo Bélgica, Kwait, Eslovênia e Iêmen, conforme mostram diversos documentos publicados pelo WikiLeaks nos últimos dias.

Refugiados cubanos

Outros dois telegramas obtidos pelo WikiLeaks mostram que o Itamaraty manteve o mesmo discurso quando procurado para receber cubanos que fugiram do regime de Fidel Castro.

Em maio de 2005, o Brasil recusou dar status de refugiados para cubanos e haitianos que fugiram para a Baía de Guantánamo, controlada pelos EUA.

Na ocasião, a embaixada procurou os departamentos de organizações internacionais e o de direitos humanos do MRE. Também falou com o representante da agência da ONU para refugiados, Luis Varese.

Os Estados Unidos até se ofereceram para custear a visita de oficiais brasileiros a Guantánamo para verificar de perto a situação. Mas ouviu que a proximidade com o regime cubano seria um grande empecilho.

“A diretora do departamento de direitos humanos Márcia Ramos disse que a relação próxima do governo brasileiro com o cubano faria com que fosse impossível aceitar os refugiados”, diz o relato.

Perguntada se o Brasil aceitaria imigrantes do Haiti, ela respondeu que não poderiam aceitar nenhum imigrante de Guantánamo.

Já Varese explicou que a posição do CONARE era a mesma – o Brasil só aceitaria refugiados que já tivessem este status no país onde estão vivendo – e não mudaria no futuro.

Em 2009, já sob o governo de Barack Obama, a embaixada voltou à carga. Contactou Gilda Mattos Santos Neves, chefe do departamento da ONU do MRE, que deu a mesma explicação das tentativas anteriores.

“Neves não levantou nenhuma questão política ou diplomática sobre o reassentamento de cubanos no Brasil”, relatou a Ministra Conselheira da embaixada Lisa Kubiske em um telegrama não classificado em 30 de outubro de 2009.

Os documentos fazem parte de mais 2855 telegramas enviados pela representação americana no Brasil para o Departamento de Estado americano entre 1989 e 2010 que vão ser publicados pelo WikiLeaks nas próximas semanas.



Dia do Samba

Hoje é o dia do samba.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

IgNobel

Seguem abaixo os vencedores do prêmio IgNobel 2010 com as respectivas referências para os artigos publicados em criteriosas revistas científicas.

cada coisa
Ilustração do artigo ´Microbiological Laboratory Hazard of Bearded Men´

Aí está a lista:

1. Paz - Pela confirmação de que xingar durante momentos de extrema dor pode reduzir o sofrimento.

Richard Stephens, John Atkins e Andrew Kingston = Stephens, R.; Atkins, J.; Kingston, A. (2009). “Swearing as a response to pain”. NeuroReport: 1. doi:10.1097/WNR.0b013e32832e64b1




2. MedicinaPela descoberta de que sintomas da asma podem ser tratados em um passeio de montanha-russa.

Publicada por Simon Rietveld da University of Amsterdam, e Ilja van Beest da Tilburg University, ambos da Holanda. = Rollercoaster asthma: When positive emotional stress interferes with dyspnea perception – Behaviour Research and Therapy Volume 45, Issue 5, May 2007, Pages 977-987

3. EngenhariaPelos aperfeiçoamentos das técnicas de cometa de muco* de baleias com o uso de helicópteros por controle remoto. 
* não me perguntem o que isso quer dizer

Prêmio para Karina Acevedo-Whitehouse e Agnes Rocha-Gosselin do Zoological Society de Londres, UK, e Diane Gendron do Instituto Politecnico Nacional, Baja California Sur, Mexico.


4. Planejamento de Transportes: Pelo uso de fungos (slime mold) para determinar as rotas de trens mais eficientes.

Foi para Toshiyuki Nakagaki, Atsushi Tero, Seiji Takagi, Tetsu Saigusa, Kentaro Ito, Kenji Yumiki, Ryo Kobayashi do Japão, e Dan Bebber, Mark Fricker do Reino Unido.


5. Saúde Pública: Por perceberem que micróbios fixam-se mais nos cientistas barbudos.

Manuel Barbeito, Charles Mathews e Larry Taylor  = Barbeito, MS; Mathews, CT; Taylor, LA (1967). “Microbiological laboratory hazard of bearded men”. Applied microbiology 15 (4): 899–906. PMID 4963447


6. Física: Por demonstrarem que usar meias por fora do calçado pode prevenir escorregões no gelo. 


Concedido a Lianne Parkin, Sheila Williams e Patricia Priest = Parkin, L; Williams, SM; Priest, P (2009). “Preventing winter falls: a randomised controlled trial of a novel intervention”. The New Zealand medical journal 122 (1298): 31–8. PMID 19680302

7. Economia: Aos executivos e diretores dos bancos Goldman Sachs, AIG, Lehman Brothers e Bear Stearns  

Por suas técnicas de investimentos.


8 . Administração: Por demonstrarem matematicamente que as empresas se tornam mais eficientes se as promoções dos funcionários forem feitas de forma aleatória.

Alessandro Pluchino, Andrea Rapisarda e Cesare Garofalo = Pluchino, A.; Rapisarda, A.; Garofalo, C. (2010). “The Peter principle revisited: A computational study”. Physica A: Statistical Mechanics and its Applications 389: 467. doi:10.1016/j.physa.2009.09.045

9. Biologia: Por documentarem cientificamente que morcegos fazem sexo oral.



Para Libiao Zhang, Min Tan, Guangjian Zhu, Jianping Ye, Tiyu Hong, Shanyi Zhou, Shuyi Zhang of China e Gareth Jones = Hosken, D.; Tan, M.; Jones, G.; Zhu, G.; Ye, J.; Hong, T.; Zhou, S.; Zhang, S. et al. (2009). “Fellatio by Fruit Bats Prolongs Copulation Time”. PLoS ONE 4 (10): e7595. doi:10.1371/journal.pone.0007595






Bem, isto serve para provar como a educação no Brasil segue sendo da pior qualidade quando comparada aos países desenvolvidos: não tivemos sequer 1 laureado!!

O que diria Nobel?


...